27 de agosto de 2013

O Lobo da Estepe

O Lobo da Estepe - Hermann Hessen

Sou um herói clássico
Nasci para morrer em vida
E viver na morte;
Vivi para ver morrer os que sangrei
E morri para ser lembrado por aqueles
Que transformaram minha carne em nada
E minha alma em tudo...
Morri por minhas próprias mãos,
Sangrei meu próprio sangue;
Fiz dele a água benta de minha canonização,
E com a espada que carreguei esforçadamente
Fiz-me cavaleiro de meu nome!

Mas antes de tudo,
E ante a todos, fui homem...
E por ter sido demasiado homem
Amei demasiadamente;
Esqueleto da minha moral,
Esse amor sustentou
A insustentável leveza de meu ser,
De ser herói, de ser homem,
De ser amante, amado, amável...

Vivi esse amor
Como quem vive a si mesmo,
E morri do mesmo
Como quem morre de solidão,
A forma mais clara do egoísmo;
Egoísmo que me deixou só em carne,
Mas que fez de minha alma
Uma eterna companheira
Para todos os solitários qu'inda vivem!

Nasci homem,
Vivi herói,
Morri poeta!

Um comentário:

  1. São vários homens que deixaram o heroismo por se entregar demais à fraqueza de amar e ser amado. Lindo Poema!

    ResponderExcluir