29 de outubro de 2012

Se Eu Fosse Um Deus

    
         Se eu fosse um deus não haveria guerras, não haveria desigualdade, nem pobreza e ninguém passaria fome ou sede. Ninguém precisaria erguer templos em meu nome e muito menos louvar-me, pois eu teria criado tudo, então eu não estaria fazendo mais que a minha obrigação em manter em ordem minha criação. Ninguém duvidaria da minha existência, pois eu estaria presente, não me esconderia através de livros com meias palavras. O mundo seria um lugar harmônico onde todas as diferenças coexistiriam pacificamente e não existiria entre os homens qualquer pensamento de superioridade, nem separação de raças, classes, castas, cores ou religiões. Não puniria as pessoas com um castigo de sofrimento eterno, eu simplesmente acabaria com todo o mal que pudesse vir a existir, tendo em vista de que eu seria onipotente. Não precisaria testar ninguém, pois eu seria onisciente, então eu saberia qual o resultado do teste antecipadamente. Não digo que seria um mundo perfeito, mas seria bem melhor que o atual.
         Infelizmente eu não sou um deus, infelizmente não existem seres onipotentes, oniscientes e onipresentes - se existirem, ou eles passam longe de ser um poço de bondade, ou desistiram da terra há muito tempo. Infelizmente existe a desigualdade, a fome, a sede, as doenças, as guerras e o sofrimento. Infelizmente o ser humano insiste em fechar os olhos para o filme que está rodando sem parar, o filme de terror mais assombroso, o mais sangrento, o mais psicopata, o mais humano filme: a realidade. Infelizmente a maioria das pessoas não consegue enxergar além dos seus minúsculos mundos particulares, enxergar lá fora, onde há uma morte por fome a cada três segundos, mas o que mais importa para essas pessoas é o que vem a seguir na novela. Presos numa ilusão criada muitas vezes por "terceiros" ou até por si mesmos.
          Enfim, se eu fosse um deus, os outros deuses iriam escutar muito.
          E, infelizmente, somos humanos.

8 comentários:

  1. Esse acaba sendo o desejo de todos.
    Ser um Deus.
    Para mim, cada um de nós somos deuses de nossa própria existência, pois somente nós tiramos nossas próprias decisões, e fazemos nossas próprias escolhas, tornando-nos assim, responsáveis por nossos próprios destinos.
    Seria isso um passo para ser deus?
    É, também achei que não. Ou será que sim?
    Enfim...
    Texto maravilhoso! Sabia que você tinha uma coisa boa guardada Fael! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, brother! Concordo com a ideia de que somos donos da nossa própria existência, unica e exclusivamente. Mas será que isso basta? Não digo que tenho o desejo de ser um Deus, porém penso que a gestão de um mundo sustentável não precisa da dependência de um ser onipotente. Podemos conseguir isso, apesar de sermos esses seres imperfeitos e egocêntricos. Texto antigo, porém ainda me gusta, heh. :)

      Excluir
  2. Nossa.
    Muito profundo e verdadeiro.
    Falar sobre Deus é um assunto complicado, especialmente porque as concepções do que seja "Deus" e do que ele faz ou deixa de fazer pode, muitas vezes, causar muitas das coisas que você citou em seu texto.

    De toda forma, acredito que, com a ajuda de Deus ou não, cabe a nós tentar fazer um pouquinho que seja no intuito de mudar alguma coisa. Que seja uma pequena mudança. Ainda assim, já é um começo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ^^
      É mesmo um assunto complicado, porém eu unifiquei todos os deuses na expressão "um deus": deuses antigos, novos, ocidentais, orientais, indígenas... enfim, todos aqueles que falharam na construção de um mundo justo. Concordo contigo de que cabe a nós mudar as coisas (é uma das ideias que eu mais defendo), mesmo que pensemos ser insignificantes as nossas ações. Um ou dois grãos de areia podem incomodar a quietude de uma praia, basta começar e acreditar. =)

      Excluir
  3. Cara, bacana seu texto. Eu acredito que cada um de nós tem uma pequena fração de deus dentro de si. deus não se forma se cada uma dessas infinitas partes estiverem separadas.Pensa bem, nós somos humanos e temos fraquezas, mas o meu ponto fraco é o ponto forte de outra pessoa, de forma que se todo mundo se apoia, a parada funciona. deus está em cada um de nós e deus somos todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo muito com vc, Joao Paulo. Nao somos tanto que sejamos tudo,mas tambem nao somos pouco que sejamos nada. Somos seres incompletos que, em contato com o proximo, se tornam mais.
      E Deus nao eh um "Ser" inatingivel e completamente fora do nosso mundo. Deus eh um um conjunto se coisas,fatores,manifestacoes e atitudes que fazem do mundo aquilo que ele eh.
      Dentre tudo isso,temos a nós mesmos. . E uma das manifestacoes divinas se acha em nossa existencia.

      Excluir
  4. Senhores Rafael e João Paulo! Que pretenção definir o DEUS CRIADOR, dentro da LIMITAÇÃO da sua inteligência, experiência e falibilidade humana! Deus é onipotente,único, absoluto! Como reconhecer um "outro único" se vocês se acham "o" deus??? Menos... Bem menos... Deus criou todas as coisas, mas nos deu livre arbítrio (árbitros de nos mesmos). Ele não é um manipulador.Não somos suas marionetes.DEUS CRIADOR, criou o homem com inteligência e lhe deu TODOS os recursos, para administrar a sua existência. O Senhor Jefferson tem razão, quando diz que é um desejo comum, querer ser deus.É o EGO inflado do ser humano.Quer ter PODER. Mas na verdade isso se limita a nossa própria vida... Não cabe a nós julgar o comportamento do Deus criador,querendo inclusive substituí-lo por nós, a partir de atitudes errôneas que a humanidade vem tomando, desde os primórdios. Se você sabe a saída Sr. Rafael, a humanidade também sabe.Por que não fazem como deve ser feito??? Porque não querem!Os recursos nós temos. É que não tomamos as decisões corretas. E isto não tem nada a ver com DEUS CRIADOR e sim com livre escolha!Alguém "paga o pato". COncluimos então, que o problema somos nós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, João Paulo. Se todos pensassem da forma que tu pensa, teríamos com certeza um mundo melhor, com mais cooperação e harmonia. Anônimo, provavelmente não verá essa resposta, mas vamos lá. Você faz uma afirmação assim: "Que pretenção definir o DEUS CRIADOR, dentro da LIMITAÇÃO da sua inteligência, experiência e falibilidade humana!" e em seguida diz que: "Deus é onipotente,único, absoluto!"... WTF? Você diz que é pretensão minha definir um deus (veja bem, eu digo "um deus" e não "o deus", se ler os comentários verá o porquê disso) dentro de minha "limitação" intelectual e falibilidade humana, mas logo depois você o define. Isso me leva a duas teorias: 1 - Você é um ser não humano, um extraterrestre que quer dividir os seus amplos ensinamentos.
    2 - Você é um baita de um hipócrita, confuso criador de confusão que se acha dono da verdade, mesmo que dentro da sua limitação intelectual e falibilidade humana. ¬¬'
    De onde tirou esse deus que você define? Da bíblia da Igreja Católica Apostólica Romana ou da bíblia evangélica é que não foi, muito menos do Corão ou dos ensinamentos de Kardec, e nem das crenças antigas que conhecemos, nórdicas, egípcias, indígenas... Olhe bem a sua descrição do tal deus, se ele é onipotente, onipresente e onisciente, por que diabos ele não interfere nas injustiças do mundo, aliás, por que ele nunca interferiu? E se ele não interfere, por que precisamos adorá-lo e espalhar sua palavra? Por que precisam defendê-lo? Que ele mesmo venha resolver assuntos pendentes comigo, ora bolas! Cada vez mais tenho a impressão que você é um internauta de alguma galáxia distante que acompanha nosso blog, aliás, obrigado por isso! ^^
    Odeio ter que explicar meus textos, e acho que já fiz mais do que isso por esses comentários. Eu não tenho a intenção de ser o seu deus, talvez Tupã, que é menos psicopata. No final do seu comentário você tocou na questão chave do texto: nós somos os culpados pela desordem do mundo, e cabe apenas a nós tentar consertá-lo. Não sei onde você vê necessidade do seu deus até aí, só espero que ele permaneça em sua cabeça. Ah, mais duas observações: escrever em caixa alta não faz dos seus argumentos mais válidos, talvez um pouco mais ridículos, nada mais; e eu nunca vi tanta exclamação na minha vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ¬¬'

    ResponderExcluir