29 de outubro de 2012

apenas um poema

por Jéfferson Veloso.

Apenas um poema sobre tudo

oi
Meu nome é poema
Hoje vim falar de assuntos que não são meus
 de opiniões que não são minhas
de problemas que nem sei resolver
de satisfações que nunca tive
de fundamentos que ninguém me ensinou

Vim falar da fome que nunca senti
do frio que nunca passei
da maneira que nunca falaram comigo

Vim falar do vento que não faz a curva
das flores que nunca senti o cheiro
das mudanças de estações que nem percebo mais


Vim falar dos meus amigos poemas
dos poemas tristes
dos poemas alegres
dos poemas que não tem rima
dos poemas que não tem ritmo
dos poemas em si e por si sós

Vou falar do além que posso alcançar
da maior fé que posso ter
que é a fé sobre mim mesmo
vou falar do meu orgulho próprio
das minhas convicções
das minhas emoções

Vou falar dessa gente que se esqueceu de amar
dessa gente que se entristece com nada
dessa gente que não sabe retornar
e o nada se torna tudo


falei um pouco até demais
mas ficou aí uma questão:
falei pra ser entendido
ou pra dar minha opinião?

Acabei falando tudo, sem ter sentido nada.
Não tente entender.

Atenciosmente,
Um poema complexo e problemático.

4 comentários:

  1. Você se superou.
    Na minha humilde opinião, seu melhor texto.
    O mais lindo.
    O mais simples.
    O mais verdadeiro.

    Sem palavras.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, brother!
    O mais sincero poema. :)

    ResponderExcluir