11 de setembro de 2013

Ilha desconhecida

Capa para o livro O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago

Apaixonei-me por uma sereia; ser fantástico de minha ilusões sonoras! Apaixonei-me pela possibilidade de ela ser uma sereia, e com teu canto fazer-me navegar por mares nunca dantes navegados por falta de coragem; os mares de meus sonhos, marés de ilusões que vem e vão, banhando meu ser com todo o tipo de esperança; esperança de um dia ser tudo o que quis e não fiz; com tuas palavras doces e densas, feito uma goiabada cascão, que se casa bem com o leve queijo de minha poesia infantil, com tuas palavras, repito, repito cada imagem que vejo brotar de seus lábios inertes, subir aos céus de meus desejos, e chover feito garoa em meus lábios, terra fértil para novas poesias, dedicadas sempre a ela, pois plantadas, cultivadas, regadas e ensolaradas por ela; com a madeira que emoldura seu belo rosto em quadro, faço a regata que um dia nos levará além mar, além de um horizonte sonhado, pois será um vivido, ultrapassando a barreira das possibilidades lógicas e literárias; com suas curvas. arquiteto nossa ilha deserta, com teus pelos crio a flora, com com teus olhos um arquipélago e com  tua voz, toda fauna imaginável; dos teus cabelos faço a rede, onde nas noites de verão passamos a contar as voltas das ondas, furiosas de inveja, contamos as folhas que caem de ternura só para nos proteger do frio, que embora seja pouco, castiga, faz tremer, se confundindo com os calafrios de prazer que temos juntos; enfim, quando tudo parece perfeito, ou ao menos satisfatório, eis que nosso abrigo, nossa ilha desconhecida, nos mostra que os sonhos não são coisas fixas, fixações cruéis de nossas mentes carentes; eis que, em verdade eu vos digo, eis que nossa embarcação começa a zarpar rumo a aurora que, vagarosamente, misturando-se em gradiente com o azul escuro do mar, surge apontando uma nova direção, onde encontraremos um mundo novo, onde nós, por sonharmos e realizarmos juntos, renovaremos nossas esperanças, pois lá é terra fértil, cujo nome deram Literatura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário