15 de dezembro de 2012

parte do eu que já não faz parte

por Jéfferson Veloso.



E tudo se vai
minha alma se despede de mim
Vá!
Oh! doce sereno de mim
afasta esse caos que me persegue
que me faz igual a todo mundo

Por quê?
Pra quê?
De que vale?
Viver no meio do povo escravo do papel numerado
No meio desses que abrem seus escudos para algo tão belo como a chuva
Você não merece isso, vá!

Despeço do meu corpo
Adeus...
"uma gota d'água te chama lá fora"
vá, e tente ser feliz
meu amor, minha alma.
Leve consigo todas as minhas euforias
todos os meus estardalhaços
minhas lembranças
meus prazeres
e faça deles tua morada

Sufoca todo o que tem de mal
esqueça tudo que fiz de ruim
se não me fez bem, não fará a ninguém

tu, tão doce
tão delicada
espere aqui mais uma noite
deite comigo
faça acordar esse instinto maligno
e tire-o de mim,
antes de tua ida
antes que tudo esteja consumado

Te achava tão pertencente a mim
mas descobri que estava errado
tarde demais para consertos.
E quando você for
meu eu se tornará nada.

O corpo fez um contrato com a morte
e a alma é o tributo a ser pago
Mas pode ser o contrário
pois não mais se sabe quem é o verdadeiro proprietário.
essa é a vida.

minh'alma canta em delírios
"você é tudo que eu que eu quero, mas nada do que preciso"
e segue seu caminho
sem rumo
sem arrependimentos
sem olhar para trás
enquanto eu,
eu me tornei um monstro
Desses de terno e gravata
sem expressão facial
sem sentimentos
sem vida.


Somente mais um escravo do papel numerado.

33 comentários:

  1. Jefferson,Muito Bacana esse poema,Cara e de um romantismo tremendo,Você tem talento Cara,Parabens! =)

    ResponderExcluir
  2. Pqp que isso.. O loko cara vc tem muitooo talento!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Espero que isso tenha feito pensar mais sobre a ilusória vida. rs

      Excluir
  3. Ler isso me fez parecer um verdadeiro fantasma, vagando e observando os movimentos e decisões do eu próprio 'eu'. Posso estar viajando, mas me troxe uma ótima reflexão. (isso daria um texto, heh)

    Parabéns pelo poema, muito foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D

      Se der um texto, fique à vontade de fazê-lo, sem essa de direitos autorais, rs
      Muito obrigado!

      Excluir
  4. Um ótimo retrato do que acontece com o ser humano. Diante de tanta pressão devemos lutar para nos mantermos íntegros, sem perder a essência humana.
    Escreve muito bem Jéfferson, muito foda.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto eu inicio este comentário, fico, aqui, matutando exatamente sobre o que comentar.
    Às vezes eu simplesmente não consigo escrever aquilo que realmente sinto quando leio seus textos!
    E, numa boa? Isso é a melhor opinião que eu poderia dar a você, Jéfferson.
    As sensações foram tantas que, no final, eu simplesmente não consigo escrever e descrever o que acho desse seu poema maravilhoso. E quando digo maravilhoso, não o falo simplesmente porque você é meu amigo, pessoa especialíssima na mi-nha vida. É porque você sabe que eu achei foda seu poema!!
    E, para finalizar, um recadinho sobre um certo poema perdido:

    As perdas muitas vezes acontecem providencialmente, pois quando se vão, é porque sabem que nos trazem ganhos muito maiores.


    E isso, você conquista a cada segundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez meus poemas estejam passando uma certa metamorfose enquanto escrevo. O resultado é fazer com que quem leia tbm sinta o mesmo.
      Talvez seja esse o objetivo dos meus poemas.
      Ou não.
      Tomara que não. Rs

      Que bom que gostou, Bianca. Mais uma vez, sua crítica é muito importante para mim.

      Excluir
  6. Bela crítica ao capitalismo; parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais engraçado é que não era essa a intenção, mas acabou saindo assim.
      Enfim, fico feliz por ler :)

      Excluir
  7. Escreve bem, em Jefinho? O legal é que cada um teve uma percepção diferente. Ha,Ha,Ha... Não vou falar a minha percepção... Vc sabe que eu te defendo...! Ha,ha,ha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs.

      Acho bom o fato de defender minha tese.

      Só que aqui tá aparecendo como anônimo o comentário. Quem é ?

      Excluir
    2. "Eu te defendo." Não é sua tese. A minha, não é percepção é realidade. hahaha

      Excluir
  8. Respostas
    1. Pode ser uma das intenções do poema :)

      Excluir
    2. Quando passamos mensagens dúbias,temos a sensação de não nos comprometer.

      Excluir
    3. Discordo. Pra mim, por exemplo, o texto foi bem claro.

      Excluir
    4. Concordo com seu comentário anterior, "posso estar viajando".
      Ps.: "TROUXE" heh...

      Excluir
    5. Posso gostar de ironia também :)

      Excluir
    6. Para o Rafael, bjos. (o.-)
      Para o Jefferson, hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah...

      Excluir
  9. Eu imagino que nem todo poema deva fazer sentido para quem lê... Um Mestre uma vez me disse que a Arte deve fazer sentido para quem a faz. Se esse sentido existe, então ela vale a pena. ^^
    Curiosamente, concordo com o Rafael e acho que o poema faz todo sentido para mim também.
    De forma que isso apenas complementa o sentido principal do seu texto, Jéfferson: o seu sentido. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Bia! Concordo, mais uma vez, com cada palavra sua. ")

      Excluir
    2. Minha opinião?
      Se um poema fazer sentido de primeira, não é um poema.
      Se um poema pode ser explicado, deixa de ser um poema.
      Eu me surpreendo comigo mesmo com as coisas que escrevo, pq a única coisa que faz sentido no que eu escrevo está no primeiro verso. O que vem depois são apenas os fatores que me levaram a escrever o primeiro verso.
      Mas enfim, cada um tem seu mundo e cada um deve ter o seu veredito quanto ao que lê.
      Não esperem explicações, façam suas próprias teorias. :)
      No mais, Bia, Rafael, vocês são parte das pessoas que me incentivam a escrever mais e mais.
      São da parte que entendem meu mundo sem entendimento. rs

      Excluir
    3. Poemas fazem parte do seleto grupo de coisas que prescindem de explicacoes,pois sao sinonimos de sentimento, e nao de racionalidade.
      Todavia,como eh de nossa natureza buscar explicacoes para tudo,tambem as buscamos nos poemas. Mas a resposta de acha dentro de nos,pois as percepcoes sempre serao diferentes,ainda que compreendamos muito quem escreve ou sobre o que se escreve.
      Poema eh subjetividade.


      (E sim,Jeff. Somos parte dos que entendem seu mundo sem entendimento, pois nosso mundo sem entendimento se torna "entendivel" um pouco mais com as trocas de incompreencoes que fazemos. - acho que o Rafa vai gostar desse jogo de palavras... :p )

      Excluir
    4. O que me resta acrescentar? Acho que mais do que entender, o que a gente faz é sentir grande parte da carga de sentimentos que nossos próprios poemas e textos carregam, sintetizamos isso muito bem, por causa disso, imagino que sentimos, talvez, grande parte do que o autor estava sentindo ao escrever. Isso que nos torna mais 'entendíveis' entre nós mesmos. Entendem? Rsrs.

      Excluir
  10. Prolixos... Chatinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Sua opinião acrescentou muito aprendizado em minha vida.
      E na sua, acrescentou? Foi realmente necessário?

      Excluir