23 de novembro de 2012

existencialismo pacato

por Jéfferson Veloso



Liberdade não existe.
Não existe por estarmos presos em um modo vida criado por outras pessoas que definiram um certo significado para viver bem em sociedade.
Basicamente poderia haver liberdade se não houvesse liberdade. Porque, para existir a liberdade, deve haver seu oposto, que é a prisão, e é isso que torna tudo equilibrado nesse modo de vida. Aliás, tudo que existe tem seu oposto, talvez não com o intuito de haver um equilíbrio, mas pelo fato de terem criado um certo padrão para todas as coisas, fazendo assim, criar um termo concreto a uma derivada coisa ou derivado momento devido a uma junção de fatores não vivenciados, e sim, baseados em pensamentos lógicos já feitos perante o assunto.
Mas não estamos presos por falta de opção. 

Estamos presos por acharmos que estamos livres. Ou por pura falta de vontade de pensar com a dúvida: será que é só essa a melhor forma de viver bem com os outros? Será que estamos realmente bem vivendo dessa forma? E esse jeito de viver "bem" em sociedade é realmente bom?

Ingênuo é aquele que diz que sim.
O simples fato de dizerem "o que EU vou ganhar fazendo isso?" a uma determinada feita nos faz mesquinhos e egoístas, porque ninguém pensa em fazer mais nada pensando no benefício da sociedade em geral, e sim no benefício próprio.

Talvez não precisemos seguir um mesmo caminho, um mesmo sistema. Talvez precisemos apenas pensar em fazer o bem, sem temer a quem. Causaria uma boa repercussão no futuro
O mundo tornou-se uma mera bagunça por tentarmos organizá-lo demais.

3 comentários:

  1. "O ego é o inferno!" - Bagwam Rajneesh

    Esse texto me lembra algumas palavras que troquei com um sábio na minha terra natal esses dias, na beira do córrego com um violão. Mass enfim, isso não vem ao caso. Belas palavras muito bem encaixaddas. Consegue passar pro texto exatamente aquilo que pensa, queria eu conseguir fazer isso.
    Ótimo texto. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao som de um violão consegue-se pensamentos inimagináveis. (pensamento contraditório, mas coerente ao comentário) RSRS
      Muito obrigado cara, só falta mais um pouco de seus textos para melhorar essa bagaça aqui!

      Excluir