25 de outubro de 2012

para fazer amanhã, e depois, e depois

por Jéfferson Veloso.

    Você acorda.
 Coloca o despertador na função soneca por mais 10 minutos (no máximo 12).
 O despertador age novamente.
 Então, depois desse processo, levante.
 Não, apenas sente-se na cama. Por um momento, não pense em mais nada.
 Esqueça que você quer se deitar de novo, esqueça do que seu chefe pediu para ser entregue hoje, ou daquela matéria chata que vai ter no 2º horário. Sinta apenas o pulsar do seu coração batendo.


O fez? Parabéns.
Voltando à sua vida (denominada) real.
Vá para o banheiro. Faça suas necessidades pessoais, já que segurou a noite toda porque estava dormindo. Depois vá para o espelho. Antes de passar água em seu rosto, visualize-se. Veja cada detalhe. Veja a curva que a pálpebra faz quando está inchada devido ao sono interrompido. Veja aqueles pelinhos quase que transparente aparecendo entre as suas sobrancelhas (todos nós temos monocelhas, a diferença é que alguns a tem mais destacadas que os outros, ou talvez apenas tirem esses pelos chamados de "excesso"). Arregale os olhos. Veja o franzido que a testa faz. É como ela vai ficar quando estivermos com mais idade, e nem precisaremos arregalar os olhos para que isso aconteça. Mais uma coisa. Sorria. Veja o formato da sua mordida, mesmo que ainda não esteja escovada, sinta a sensação que lhe causa ao sentir suas bochechas diminuírem de tamanho para dar lugar ao sorriso. Perceba também se essa mesma bochecha faz aquelas covinhas, ou até mesmo uma espécie de meia-lua. Mas, agora, mais do que antes, e partindo desse rosto sorridente, faça o contrário do que você fez sentado na cama. Lembre de todos os motivos que te fazem transpor felicidade, quais as pessoas te causam essa sensação, lembre-se do seu passado, lembre-se dos momentos bons e dos momentos ruins, mas no sentido de perceber no que esse tal momento ruim te ensinou na sua trajetória de vida. Lembre-se daquele momento em que você almoçou com a família num domingo qualquer, e devido a essa união, o domingo qualquer deu lugar ao melhor domingo de todos. Lembre-se do primeiro elogio que você ganhou na vida. Do primeiro beijo. Do primeiro amor. Até mesmo da primeira transa, mesmo que essa não tenha sido como você esperava.
Tudo.
Tudo que te faça transpor esse sorriso.
Perceba que o sorriso em seu rosto já não é mais algo mecânico, e sim um sorriso vivo, sincero.
Como? Devido a tudo que você passou na vida.
Qualquer sorriso torna nosso dia mais tranquilo, nos faz mais otimistas, e acima de tudo, nos permite viver bem de bem com tudo.
Seja aquele sorriso da gargalhada que você deu quando escutou uma piada muito boa.
Seja aquele sorriso de felicidade quando tirou aquela nota que precisava muito.
Seja aquele sorriso devido à promoção no trabalho.
Seja aquele sorriso. Seja seu sorriso. ("sorriso" não parece uma palavra tão boa para ser repetida muitas vezes em um texto, mas enfim)

Pegue todas essas lembranças, deixe-as guardadas em sua mente. Termine de se arrumar.
Existe um mundo lá fora precisando mais e mais de rostos felizes como o seu. Existe uma coisa lá fora chamada VIDA. Então, vá viver. E não tenha vergonha de ser feliz.



2 comentários:

  1. Meu Caro...

    Só consigo fazer uma coisa ao ler seu texto:

    Sorrir.

    =D

    ResponderExcluir