26 de outubro de 2012

não são os gestos



por Jéfferson Veloso.
A figa – sinal feito com a palma da mão fechada e o polegar entre os dedos indicador e médio – no Brasil, é um símbolo comumente usado para desejar sorte e afastar coisas ruins. Nos Estados Unidos, o gesto não possui um significado certo, a não ser quando se brinca de “roubar o nariz” com uma criança. Não tente fazer isso na Turquia, pois esse gesto é extremamente agressivo (equivalente ao mostrar o dedo do meio no Brasil). Espere duras reações dos pais se algum americano tentar “roubar o nariz” de uma criança turca.



Cruzar os dedos no Vietnã não é uma boa ideia. Lá esse gesto é considerado obsceno para a populaçao local. Já no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, ele é usado para atrair sorte e boas energias.


Chifre feito com dedo indicador e mindinho - Caso alguém faça esse gesto pra você no Brasil ou na Itália quer dizer que você está sendo traído. Porém, nesses mesmos países etambém na República Dominicana e nos Estados Unidos, esse gesto pode significar insulto sexual, referência ao diabo, referência o rock’n roll ou proteção contra pragas. Na região do Texas (EUA), se você vir alguém fazendo esse gesto em um estádio de futebol, quer dizer que o torcedor está dando apoio ao time pro qual ele torce. Já se for feito em certas regiões da África pode significar maldição e se for feito na Venezuela indica sorte, futuro promissor.
_____________________________________________________________________________________________




Simples gestos, grandes opiniões. Não é a forma que se é feita, mas sim a forma como é vista. Se não é vista da mesma forma, pode-se dizer que há um distanciamento entre nações, que acaba fazendo com que nós, seres humanos nos tornemos tão diferentes um do outro. Pode parecer meio tolo usar esses gestos como exemplo, mas com eles dá para ter uma grande ideia do que estou falando.
Só espero que um dia a igualdade seja alcançada, e que esse desejo seja mútuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário