21 de agosto de 2013

A cor amarela

A cor amarela


Mais fácil é associar valores à beleza do que à feiura. Para mim, e, creio eu, para muitos, a arte é aquilo agradável aos sentidos, portanto, dificilmente diremos que algo feio poderá ser considerado arte, ou até mesmo algo simples. Este é então o maior dilema, e maior trabalho, de um poeta, sublime amante da simplicidade: como tornar a simplicidade bela? Como representá-la dignamente, à altura das demais obras de arte, muitas vezes complexas? Bastar-lhe-á, então, deixar que seu maior sentido, e mais verdadeiro, o guie, ou até mesmo fale por ele, e que é a sua paixão pelas coisas. Sim, a paixão é o maior e melhor sentido de um poeta; através dela, ele é capaz de tornar belo tudo o que vê e que lhe desperta algum sentimento, mesmo que seja um corpo humano apodrecendo após a morte, a impossibilidade de realizar um amor ideal, muitas vezes inexistente, ou a inevitável e comum dor do fim de um grande amor.

Hoje, lembrei-me de uma música interpretada por Caetano Veloso, na qual ele fala sobre a onda que dá quando se vê o intenso amarelo de um biquíni destacar-se entre o mar e o marrom da pele tesa dela; tal onda, psicológica e não marítima, é belamente acentuada com os agudos da guitarra ao fundo da canção, tornando ainda mais belo esta cor tão comum, presente em quase tudo, que é a cor amarela. Estranho lembrar-me disso, e até um pouco prazeroso, talvez o mesmo prazer proporcionado pela onda de Veloso, pois é assim que eu me sinto quando ouço longe, aumentando gradativamente, o ronronar dos motores dele, e vejo seu estridente amarelo crescer no horizonte de uma rua qualquer. É o melhor que podia acontecer, durante essas férias, ver destacar-se entre o vidro e o amarelo o azul dos olhos dela.

2 comentários:

  1. Verdade que mesmo sendo o amarelo uma cor relativamente "neutra" ela também pode tomar destaque nos olhos de quem a vê...principalmente se estiver contrastando com o azul de olhos que pelo que você descreve são incríveis :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amarelo estridente de seu veículo, misturado com o incrível azul dos olhos dela formou o leve verde de minhas esperanças renovadas! :)

      Excluir